domingo, outubro 09, 2005

dia 16

um ano sem amor - 12 (originalmente estava programado ALÉM DO AZUL, que eu iria rever não só porque perdi os primeiros minutos mas também por permanecer um dos filmes mais redondos e fascinantes do festival embora tenha me feito subir pelas paredes ocasionalmente - assim como o russo 4. chego no odeon com tamanha antecedência que me possibilita um extrato bancário e um pacote 3-por-2 de biscoito nas lojas americanas e, sim, vejo a notificação começada por Desculpe o Transtorno e finalizada em Grato pela Compreensão. o que eu ou qualquer pessoa que comprou o ingresso sabemos sobre o substituto é apenas sua procedência: argentina. começa o filme. a fotografia em digital de definição paupérrima assusta. mas calma. você se lembra daquele filme IRREVERSÍVEL, em que nossos heróis destróem nossa concepção de paris como a cidade-modelo indo parar naquele bar-boite-club-danceteria gay lá no subúrbio? pois é, imagine isso esticado em não-sei-quantos-minutos. ah, você se lembra daquele subestimado filme IRMÃOS, em que uma doença terminal forjava laços há muito desamarrados entre gays e não-gays? pois é, imagine isso esticado em não-sei-quantos-minutos. precisamente. agora, se você curte sadomasoquismo gay ou uma narração em off dissecando o doloroso processo de recuperação de um aidético ('eu não vou tomar azt.') ou suas agruras para deixar sua marca no correio sentimental (ele diz algo patético como 'quero que me entendam mas não quero dizer quem eu sou.') vá em frente, quem sou eu.)

darshan - n/a, leve zzz (meu deus, quem programou isso para a repescagem etc. minha paciência com a santa dos abraços - cuja filosofia se assemelha a de madre teresa, só que aérea de tudo, como quando pede que seus fiéis orem pela Paz Mundial, citando como pano-de-fundo o 11 de setembro como 21 de setembro - acabou logo destarte com uma cena tão nauseante - a santa lambe o pus das feridas de um leproso - e com insistentes depoimentos de Me Converti Mas Ninguém Me Aliciou, Encontrei Minha Paz Interior etc. além de provocar deslumbramentos puramente artificiais, matemáticos: a santa abraçou x mil indianos em x horas seguidas, agora são x milhões de beneficiados! a notar os travellings inspiradíssimos do diretor.)

/o mundo/ - 50 (você se lembra quando eu escrevi no meu primeiro contato com o filme algo como 'um filme sobre temas e não sobre pessoas. fascinante e incrivelmente travado'. corte o 'fascinante'. descerei a lenha nele dia desses. é uma promessa.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário