quinta-feira, dezembro 23, 2004

FÉRIAS (SOUTH PARK comentado; GILMORE GIRLS, semi)


(22 dez) SLEEPLESS (Dario Argento, 2001) 50

(23 dez) tv: GILMORE GIRLS, 5.1 ****½

(23 dez) /SOUTH PARK: BIGGER, LONGER & UNCUT/ (Trey Parker, 1999) 62 (uniformemente selvagem e arrogante, uma clara tentativa de abarcar uma infinidade de prazeres/fetiches proibidos infanto-juvenis (violência no cinema; palavrões cabeludos; clitóris etc.) adereçando-os frente a frente com a potencial coerção social; nesse sentido, a figura materna é vista como fonte de todos os problemas, neurótica e elétrica, superdimensionando sua tirania em escala global. o grande interesse proporcionado pelo filme hoje, 5 anos depois de sua concepção e após notável enxurrada de sátiras e paródias destas é justamente apresentar uma abrangente incorreção política de mãos dadas com a preservação idílica da inocência infantil; o quarteto é prova viva da ineficácia de significantes (ver parêntese acima) - geralmente tidos como deflagradores de 'traumas e danos cerebrais irreversíveis' - quando não há o respectivo acompanhamento destes ao uso prático correspondente, ou quando essa praticidade advém de linhas de raciocínio como 'xingar irrita os adultos' e não de uma lógica conscientemente trangressora. dito isso, creio ser importante frisar que o filme nunca desenvolve um tom harmônico (saddan e satã estraçalham o ritmo non-sense, francamente dispensáveis) e algumas contradições, mesmo elucidativas, são arremessadas a esmo, sem um trabalho mais elaborado de encaixe (p. ex. a súbita consciência de raça/negra do cozinheiro durante a guerra vai de encontro ao seu posicionamento reticente na 'hierarquia social' anterior a ela; os diretores espancam a censura americana para logo depois assoprá-la, mostrando crianças perceptivelmente influenciadas pelo filme canadense etc.). e, sim, inegavelmente divertido, com uma melodia mais chiclete que a outra. nota: cotação admitidamente baixa em retrospecto.)

(24 dez) tv: GILMORE GIRLS, 3.19 ****

(25 dez) tv: /GILMORE GIRLS, 5.1/ ****½

(26 dez) leitura: /ALTA FIDELIDADE/ (Nick Hornby, 1995) ****

(27 dez) tv: GILMORE GIRLS, 3.20 ****

(27 dez) /ALTA FIDELIDADE/ (Stephen Frears, 2000) 54


(27 dez) DIA DE TREINAMENTO (Antoine Fuqua, 2001) 67

(28 dez) A SEGUNDA GUERRA CIVIL (Joe Dante, 1997) 73

(28 dez) BOB ESPONJA (Stephen Hillenburg, 2004) 34

(28 dez) OCEAN'S 12 (Steven Soderbergh, 2004) 45

(28 dez) tv: GILMORE GIRLS, 3.21 ***½

(29 dez) tv: GILMORE GIRLS, 3.22 *****

(29 dez) IT'S ALL ABOUT LOVE (Thomas Vinterberg, 2003) 6

(30 dez) tv: GILMORE GIRLS, 4.1 ****

(30 dez) IGBY GOES DOWN (Burr Steers, 2002) 63

(30 dez) tv: /GILMORE GIRLS, 3.22/ ***** (gilmore girls merece todo o crédito e bonificações especiais apenas por não sucumbir em situações discerníveis através de rótulos fáceis e emoções estocadas em compartimentos, retiradas deliberadamente conforme o botão de comando que se deseja pressionar no espectador. é surpreendente notar, então, que freqüentemente bipes e cliques me convertem em fiel seguidor do seriado sem que para isso ocorrer exista um possível vestígio de uma subjetividade automática e instantânea, uma sensibilidade conecte-os-pontos. ao contrário, existe um fio narrativo que une cada episódio em torno da idéia de personagens presos no passado, lutando em vão para encontrar chaves do escape fortuito e fugaz; as fechaduras são vistas com resignação esperançosa - via implícita, pela sugestão - e originam confrontos devastadores envolvendo a necessidade de independência em relação às cordas de cunho familiar e amarras sociais, como verdadeiras marionetes, pinóquios. ... segue ...)

(30 dez) tv: /GILMORE GIRLS, 5.2/ ****

(31 dez) tv: GILMORE GIRLS, 4.2 ****½


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