quinta-feira, dezembro 16, 2004

CENAS DO ANO, parte 1. (adendo adicionado logo após letra 'a')

CELULAR: o mundo de-meu-deus em três momentos:

a) Depto. Individualidade Relativizada: um caricaturista oferece seu serviço - ou seja, o retrato fisicamente fiel do cliente - já pronto no papel para o nosso herói e, logo após sua recusa, o mesmo caricaturista oferta a mesma caricatura para outro jovem, que vem logo atrás do protagonista;

(adendo: isso estabelece que a individualidade em um sentido ideal - a qual garantiria um retrato personalizado para cada cliente em potencial - cede passagem para um desenho fixo, uma tentativa de abarcar os jovens transeuntes num só saco; também enfatiza o caráter 'mais um na multidão' do nosso herói, que não se diferencia aparentemente em nada dos outros mil que se encontram por lá)

b) Depto. Signos Pop Ups: bassinger, descrevendo a aparência de seu filho ricky martin (ela assegura: 'foi antes do cantor!') inicia com o traje do menino (evidentemente escolar, logo informação de aproveitamento nulo) e termina com uma inesperada 'mochila do senhor dos anéis', algo que pron-ta-men-te clareia as coisas & no bar do aeroporto, o protagonista busca uma jaqueta dos lackers, ele encontra... a errada. sim, duas jaquetas! quais são as chances desse frenesi consumista ocorrer em dose dupla?;

(nota: perceba que uma situação complementa a outra; na primeira temos a direta identificação da franquia de modo quase impensável tamanha a influência da marca para tão imediato reconhecimento, ou seja, é de se pensar que muitos outros alunos também estão com a mesma mochila; na segunda esse pensamento se verifica como real, em uma impossibilidade absurda, ou melhor, nem tão absurda assim se considerarmos que o protagonista nem mesmo pergunta o nome do cara com a jaqueta antes de enfiar o celular em suas mãos)

c) Depto. Biologia e Saúde: conhecimentos biológicos primários - a artéria braquial transporta 30 litros de sangue por minuto - são valiosos em algumas situações (cf. KILL BILL, VOL. 2: elle recita solenemente a previsível 'morte encarnada' de budd pela black mamba) & médico revela: 'não foi grave, mas uma parte do tecido gangrenou.'; policial retruca: 'não, isso é um pedaço da máscara de abacate.' e daí a ladainha do spa de-um-dia que não é salão de beleza.

eu adoro esse filme. ele me recorda MIAMI BLUES e esse despojamento auto-consciente surrupia boa parte dos possíveis problemas que viria a ter em uma outra ocasião. felizmente desconhecida.

***

Os Sonhadores, 52 (qua, estação icaraí)
/Stagecoach/, 79 (qui, t&l)

Nenhum comentário:

Postar um comentário